Problema na configuração de e-mail no iphone e Mac, atualização do certificado digital do seu email ou erro “A Identidade do Servidor Não Pode Ser Verificada”

Problema na configuração de e-mail no iphone e Mac, atualização do certificado digital do seu email ou erro “A Identidade do Servidor Não Pode Ser Verificada”
12-03-19 | E-mails | admin |

Se você está com problemas no envio e recebimento dos seus emails através do seu iPhone ou Mac, e o seu dispositivo informa um erro com o certificado digital, este post poderá lhe ajudar.

Os certificados digitais são atualizados com uma certa frequência, de acordo com a necessidade ou validade do certificado, de cada cliente. O problema é que quando atualizado, ele pode fazer com que o seu email pare de funcionar nos dispositivos da Apple, como iphone e Mac.

Este post é direcionado para os clientes da Impactamidia.com.br, mas se você está passando pela mesma experiência, talvez este post possa lhe ajudar.

O que é um certificado digital?

É um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura digital, com validade jurídica e que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, de maneira que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.

A Certificação Digital, nos dias de hoje, traduz o que há de mais moderno em termos de segurança para proteger informações trocadas no ambiente virtual. Sua tecnologia foi desenvolvida especificamente para oferecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. É como se fosse uma carteira de identidade eletrônica que garante a identidade das partes envolvidas.

Como confiar no novo certificado?

Se você está recebendo o aviso “A Identidade do Servidor Não Pode Ser Verificada” Siga as dicas abaixo:

aviso

Clique em “continuar” para validar o certificado e prosseguir com o funcionamento dos e-mails.

Na maioria dos caso por medo de um possível vírus algumas pessoas acabam clicando em cancelar, o que faz com que o certificado não seja aprovado como seguro e com isso o seu email para de funcionar.

Neste caso para resolver esse problema e retomar com o funcionamento dos e-mail siga os passos abaixo:

  1. Verificar se há cópias dos e-mails no servidor

Antes de qualquer reconfiguração é preciso verificar se você possuí uma cópia de segurança dos seus emails, pois pode acontecer de você perder-los.

Segue dica de como verificar isso. Na tela inicial do celular clique em “ajustes”

acessar ajustes

Depois de clicar em “Ajustes” clicar em “Senhas e contas”:

acessar senhas e contas

Depois clique no e-mail, conforme mostra no exemplo abaixo:

acessar o e-mail

Clicando em e-mail clique em “avançado”:

clicar em avancado

Depois de clicar em “avançado” irá aparecer uma tela com algumas informações da conta de e-mail, verifique se em “apagar do servidor” está como “nunca” se estiver essa opção quer dizer que todos os e-mails estão salvo no servidor, caso contrário será necessário realizar um backup dos e-mails para não perdê-los.

IMG_4964

2- Reconfiguração do e-mail:

Após verificar se há backup dos e-mails e ou realizar o backup será preciso reconfigurar o e-mail, para isso retome para a seção de “senhas e contas”:

acessar senhas e contas-1

Após retornar clique na conta de e-mail e depois em “apagar conta”:

apagar conta

Após apagar a conta clique em “Adicionar conta”:

adicionar-email

Em seguida clique em “Adicionar conta de e-mail”

adicionar conta de email

Clicar na opção “outra”:

clicar outra

Após clicar, selecione a opção “pop”:

pop preencher os dados

Preencher os dados solicitados abaixo da seguinte forma:

SERVIDOR DE CORREIO DE ENTRADA
Nome do host: pop.dominiodosite.com.br
Nome de usuário: email@dominiodosite.com.br
senha: sua senha

SERVIDOR DE CORREIO DE SAÍDA
Nome do host: smtp.dominiodosite.com.br
Nome de usuário: email@dominiodosite.com.br
senha: sua senha

preencher servidor de entrada e saida

Após preencher os campos aguarde a verificação da conta, feito isso o seu email voltará a funcionar normalmente. Caso ocorra algum erro retome a seção “senhas e contas” e clique no “E-mail”:

acessar o e-mail

Clicando no e-mail clique na opção “SMTP” que está abaixo:

clicarsmtp

Confira se os dados estão igual aos da imagem abaixo:

porta 587

Após verificar retorne a seção anterior e clique em “avançado”, que está logo abaixo de “SMTP”, depois verifique se os dados estão iguais como a imagem abaixo:

verificar se está para nunca apagar do servidor

Feito! Seu email está reconfigurado e funcionando normalmente.